Mama
Mamaplastia redutora
Mamas muito volumosas podem gerar desconforto e até problemas de coluna. A cirurgia consiste em retirar o excesso de glândula e remodelar as mamas. O tamanho final, cicatrizes, cuidados pré e pós operatórios devem ser amplamente discutidos durante a consulta médica.
Mastopexia
Quando as mamas apresentam volume suficiente mas estão ptosadas, ou caídas, pode ser realizada uma mastopexia, que consiste em remodelar as mamas com retirada do excesso de pele e reposicionamento da aréola sem aumentar o volume. A prótese de silicone pode ser utilizada para conferir melhor forma e aumentar o volume.
Inclusão de prótese de silicone
O aumento do volume das mamas é feito com a inclusão de uma prótese de silicone. No mercado brasileiro existem várias marcas de próteses, porém utilizamos apenas Mentor (Johnsons), Natrelle (Allergan) ou Silimed. São as únicas aprovadas pela FDA (FoodandDrudAdministration USA), sempre investiram muito em pesquisa e possuem inúmeros artigos científicos publicados comprovando a segurança dos implantes.
A mamaplastia de aumento pode ser realizada somente com a inclusão da prótese ou associada a retirada de pele em excesso para melhor remodelação.
Ginecomastia plástica mamária masculina
O aumento da glândula mamária masculina pode ocorrer no período da puberdade ou em associação a alterações hormonais como uso de anabolizantes ou patologias. Sempre deve ser realizada pesquisa laboratorial antes da retirada das glândulas. Na literatura mundial existe a possibilidade de cerca de 1% de ocorrência de tumores em mamas masculinas, portanto sempre deve ser realizado exame anátomo patológico das glândulas retiradas.
A cirurgia é realizada em centro cirúrgico sob anestesia local com sedação, bloqueio peridural ou geral, dependendo do caso.
As cicatrizes e cuidados pré e pós operatórios devem ser amplamente discutidos durante a consulta médica.
Reconstrução de mamas
Após a retirada das mamas por câncer pode ser feita reconstrução e restabelecer a anatomia. Dependendo de uma decisão do mastologista junto ao cirurgião plástico esta reconstrução pode ser imediata ou tardia. A técnica utilizada também depende de cada caso, mas a prioridade sempre deve ser a extirpação completa do tumor.
Correção de mamilo invertido